Voltar
Como incorporar as tecnologias digitais nas atividades docentes?
Código da proposta: UFMS Participativa-2025-04-184
Incorporar as tecnologias digitais nas atividades docentes exige planejamento, intencionalidade pedagógica e criatividade para ressignificar as práticas pedagógicas tradicionais.
Incorporar as tecnologias digitais nas atividades docentes exige planejamento, intencionalidade pedagógica e criatividade para ressignificar as práticas pedagógicas tradicionais, numa perspectiva crítica que proporcione uma melhor experiência de aprendizagem e amplie o protagonismo dos estudantes.
Você precisa
Entrar
para fazer um comentário.
Esta proposta não tem notificações.
Não há marcos definidos
A adoção de métodos ativos de aprendizagem aliados as tecnologias digitais é primordial. Não basta adotar tecnologias sem uma boa capacitação em como utilizá-las em conjunto com tais métodos ativos. Primeiro, o protagonismo dos estudantes deve surgir em aulas presenciais dialogadas com adoção de algumas práticas ativas. Já as aulas à distância (via ensino remoto) devem ser complementares a formação dos estudantes. Neste cenário, a socialização com discussões em sala de aula, presencialmente, é fundamental para desenvolver soft e hard skills dos estudantes e as tecnologias digitais auxiliarão em momentos diferentes (presencialmente ou remotamente) na formação desses estudantes.
Aumentar a oferta de capacitação docente do uso de novas tecnologias e de novas metodologias de ensino, como sala invertida e gamificação. Mostrar as vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial no mei oAcadêmico, fortalecendo o seu uso de forma produtiva e que possa aumentar as possibilidades de melhorias no aprendizado, na preparação de aulas ou no uso para acelerar processos administrativos.
Com toda certeza acredito que incorporar tecnologias digitais nas atividades docentes seria uma maneira de facilitar a vida do professor que não terá tantas demandas por parte dos alunos tendo essas tecnologias a seu favor, e para os alunos que terão maior liberdade de tempo, podendo por exemplo, reassistir uma aula gravada em sala e disponibilizada pelo professor. (Isso baseado no sistema de ensino americano o qual acredito que a universidade pode tomar como referência para aperfeiçoar não só seu modelo de aprendizagem mas também elevar o padrão de ensino).
O corpo docente da UFMS é altamente qualificado, porém novas demandas, como o ensino a distância (EaD) e o avanço de tecnologias emergentes — especialmente a Inteligência Artificial e os modelos de linguagem (LLMs) — impõem desafios inéditos ao processo de ensino-aprendizagem. Não há soluções prontas ou simples para enfrentar essas transformações, que são globais e contínuas. Nesse contexto, a criação de programas internos de qualificação docente, como um portal de cursos livres que integre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e fundamentos pedagógicos, pode ser uma estratégia eficaz. Vincular esses cursos ao processo de avaliação docente ajudaria a manter o tema em debate permanente e a promover a adaptação contínua às novas realidades educacionais.
● Implementar um novo sistema acadêmico voltado à pós-graduação, com funcionalidades que atendam de forma eficiente às demandas específicas de gestão acadêmica e administrativa dos programas stricto sensu.
● Estimular o uso de tecnologias imersivas, como Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), em áreas específicas do conhecimento, com o intuito de proporcionar experiências práticas e enriquecedoras, incluindo simulações laboratoriais, visitas técnicas virtuais e reconstruções históricas interativas.
● Desenvolver espaços institucionais que favoreçam a troca de experiências entre docentes, promovendo a colaboração no desenvolvimento de metodologias inovadoras e no uso pedagógico de tecnologias educacionais.
● Incorporar recursos audiovisuais e multimídia — como vídeos, podcasts, infográficos, animações e simulações — para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e aumentar o engajamento dos estudantes.
● Implementar um novo sistema acadêmico voltado à pós-graduação, com funcionalidades que atendam de forma eficiente às demandas específicas de gestão acadêmica e administrativa dos programas stricto sensu.
● Estimular o uso de tecnologias imersivas, como Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), em áreas específicas do conhecimento, com o intuito de proporcionar experiências práticas e enriquecedoras, incluindo simulações laboratoriais, visitas técnicas virtuais e reconstruções históricas interativas.
● Desenvolver espaços institucionais que favoreçam a troca de experiências entre docentes, promovendo a colaboração no desenvolvimento de metodologias inovadoras e no uso pedagógico de tecnologias educacionais.
● Incorporar recursos audiovisuais e multimídia — como vídeos, podcasts, infográficos, animações e simulações — para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e aumentar o engajamento dos estudantes.