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UFMS Participativa

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Como incorporar as tecnologias digitais nas atividades docentes?

M Moderador  •  2025-04-17  •  6 comentários

Código da proposta: UFMS Participativa-2025-04-184

Incorporar as tecnologias digitais nas atividades docentes exige planejamento, intencionalidade pedagógica e criatividade para ressignificar as práticas pedagógicas tradicionais.

Incorporar as tecnologias digitais nas atividades docentes exige planejamento, intencionalidade pedagógica e criatividade para ressignificar as práticas pedagógicas tradicionais, numa perspectiva crítica que proporcione uma melhor experiência de aprendizagem e amplie o protagonismo dos estudantes.

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  • R

    A adoção de métodos ativos de aprendizagem aliados as tecnologias digitais é primordial. Não basta adotar tecnologias sem uma boa capacitação em como utilizá-las em conjunto com tais métodos ativos. Primeiro, o protagonismo dos estudantes deve surgir em aulas presenciais dialogadas com adoção de algumas práticas ativas. Já as aulas à distância (via ensino remoto) devem ser complementares a formação dos estudantes. Neste cenário, a socialização com discussões em sala de aula, presencialmente, é fundamental para desenvolver soft e hard skills dos estudantes e as tecnologias digitais auxiliarão em momentos diferentes (presencialmente ou remotamente) na formação desses estudantes.

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    • F

      Aumentar a oferta de capacitação docente do uso de novas tecnologias e de novas metodologias de ensino, como sala invertida e gamificação. Mostrar as vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial no mei oAcadêmico, fortalecendo o seu uso de forma produtiva e que possa aumentar as possibilidades de melhorias no aprendizado, na preparação de aulas ou no uso para acelerar processos administrativos.

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      • D

        Com toda certeza acredito que incorporar tecnologias digitais nas atividades docentes seria uma maneira de facilitar a vida do professor que não terá tantas demandas por parte dos alunos tendo essas tecnologias a seu favor, e para os alunos que terão maior liberdade de tempo, podendo por exemplo, reassistir uma aula gravada em sala e disponibilizada pelo professor. (Isso baseado no sistema de ensino americano o qual acredito que a universidade pode tomar como referência para aperfeiçoar não só seu modelo de aprendizagem mas também elevar o padrão de ensino).

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        • L

          O corpo docente da UFMS é altamente qualificado, porém novas demandas, como o ensino a distância (EaD) e o avanço de tecnologias emergentes — especialmente a Inteligência Artificial e os modelos de linguagem (LLMs) — impõem desafios inéditos ao processo de ensino-aprendizagem. Não há soluções prontas ou simples para enfrentar essas transformações, que são globais e contínuas. Nesse contexto, a criação de programas internos de qualificação docente, como um portal de cursos livres que integre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e fundamentos pedagógicos, pode ser uma estratégia eficaz. Vincular esses cursos ao processo de avaliação docente ajudaria a manter o tema em debate permanente e a promover a adaptação contínua às novas realidades educacionais.

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          • D

            ● Implementar um novo sistema acadêmico voltado à pós-graduação, com funcionalidades que atendam de forma eficiente às demandas específicas de gestão acadêmica e administrativa dos programas stricto sensu.

            ● Estimular o uso de tecnologias imersivas, como Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), em áreas específicas do conhecimento, com o intuito de proporcionar experiências práticas e enriquecedoras, incluindo simulações laboratoriais, visitas técnicas virtuais e reconstruções históricas interativas.

            ● Desenvolver espaços institucionais que favoreçam a troca de experiências entre docentes, promovendo a colaboração no desenvolvimento de metodologias inovadoras e no uso pedagógico de tecnologias educacionais.

            ● Incorporar recursos audiovisuais e multimídia — como vídeos, podcasts, infográficos, animações e simulações — para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e aumentar o engajamento dos estudantes.

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              ● Implementar um novo sistema acadêmico voltado à pós-graduação, com funcionalidades que atendam de forma eficiente às demandas específicas de gestão acadêmica e administrativa dos programas stricto sensu.

              ● Estimular o uso de tecnologias imersivas, como Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), em áreas específicas do conhecimento, com o intuito de proporcionar experiências práticas e enriquecedoras, incluindo simulações laboratoriais, visitas técnicas virtuais e reconstruções históricas interativas.

              ● Desenvolver espaços institucionais que favoreçam a troca de experiências entre docentes, promovendo a colaboração no desenvolvimento de metodologias inovadoras e no uso pedagógico de tecnologias educacionais.

              ● Incorporar recursos audiovisuais e multimídia — como vídeos, podcasts, infográficos, animações e simulações — para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e aumentar o engajamento dos estudantes.

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              Esta proposta não tem notificações.
              Não há marcos definidos