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Como potencializar a formação integral dos estudantes para formar lideranças para as transformações sociais?
Código da proposta: UFMS Participativa-2025-04-187
Potencializar a qualidade e a excelência na formação cidadã do estudante, para além de uma formação profissional qualificada, é essencial para torná-lo protagonista das transformações sociais.
Potencializar a qualidade e a excelência na formação cidadã do estudante, para além de uma formação profissional qualificada, é essencial para torná-lo protagonista das transformações sociais. Considerando uma formação que alia conhecimento técnico à ética, à responsabilidade social e ao pensamento crítico, o estudante desenvolve não apenas competências profissionais, mas também uma consciência cidadã capaz de transformar positivamente a sua vida e a sociedade como um todo.
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Avaliar a ideia de um pequeno núcleo comum a todos os cursos de graduação da UFMS com caráter humanístico que inclua discussões sobre ética profissional, relação com novas tecnologias e a construção interdisciplinar do conhecimento.
Conectar os alunos com líderes da comunidade, do setor público e privado, para que possam aprender com suas experiências e receber orientação.
Utilizar ferramentas que simulem situações reais de liderança e tomada de decisão, permitindo que os alunos pratiquem suas habilidades em um ambiente seguro.
Permitir que os alunos personalizem seus percursos acadêmicos, escolhendo disciplinas e atividades que se alinhem com seus interesses e objetivos de carreira, incluindo módulos sobre liderança, inovação social e empreendedorismo.
Preparar os docentes da pós-graduação para iniciar um programa de mentoria pelos docentes com os estudantes do curso.
A universidade não pode se guiar exclusivamente pelas demandas do mercado de trabalho. A formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a transformação social deve ser um princípio transversal em todos os cursos. Embora as ciências sociais naturalmente incorporem essas reflexões, em áreas mais aplicadas essa dimensão tende a ser secundarizada. Estimular a integração entre diferentes cursos — por meio de ações conjuntas, disciplinas optativas interdisciplinares, projetos de extensão e iniciativas colaborativas — pode contribuir significativamente para ampliar essa perspectiva e formar profissionais mais completos, sensíveis às questões sociais e preparados para atuar na construção de uma sociedade mais justa.
Fortalecer as EJs. Apoiar com reinões mensais de acompanhamento e formação.
Estruturar a sucessão das diretorias das EJs, uma por curso, ou por cursos afins.