Como incorporar as tecnologias digitais para a socialização do conhecimento?
Código da proposta: UFMS Participativa-2025-04-193
Socializar o conhecimento facilita a troca de informações e a construção coletiva do saber, tornando o aprendizado mais acessível, colaborativo e interativo, além de ampliar o alcance e a disseminação
Socializar o conhecimento facilita a troca de informações e a construção coletiva do saber, tornando o aprendizado mais acessível, colaborativo e interativo, além de ampliar o alcance e a disseminação entre diferentes públicos. Adotar as diversas tecnologias digitais para a socialização do conhecimento significa ir além do compartilhamento de informações: é promover uma construção coletiva do saber ancorada na participação social, na cidadania digital e na visão crítica dos sujeitos e tecnologias envolvidos. As ferramentas digitais ampliam o acesso e tornam o aprendizado mais colaborativo, interativo e democrático, favorecendo o diálogo entre diferentes contextos e saberes. Essa prática também se alinha aos princípios da ciência aberta, estimulando a transparência, a cooperação e a circulação livre do conhecimento, contribuindo para uma educação mais inovadora, inclusiva e transformadora.
É muito comum que os estudantes e pesquisadores busquem na Internet vídeos e materiais sobre assuntos e disciplinas que tenham interesse, a UFMS por meio da AGEAD vem construído um valioso banco de conhecimento, que talvez possa ser de interesse dos alunos. Talvez devessemos buscar maneiras de facilitar o acesso dos estudantes aos materiais, aulas e demais recursos, fazendo-os buscar "em casa" o que muitas vezes eles buscam em lugares que não oferecem o mesmo cuidado e critério adotado pela nossa Universidade.
Não há tempo mais propício do que os tempos atuais, para se lançar mão de todos os meios necessários para divulgação científica. Professores podem ter Drives cheio de artigos e seleção de boa pesquisas atualizadas para que seus estudantes possam consultar, estudantes podem disponibilizar seus artigos, e trabalhos fruto de seus estudos em portifólios que podem ser feitos gratuitamente usando o Google Sites. Hoje grandes repositórios online de acesso livres estão disponíveis. A AGEAD tem feito grandes contribuições quanto a essa temática, um exemplo claro disso, são os ebooks produzido originalmente para as disciplinas ofertadas, são divulgadas publicamente em repositórios onlines e gratuitos. As possibilidades são infinitas, e é super relevante quanto mais formas forem criadas e institucionalizadas para que que esse progresso continue sendo ampliado.
Ampliar a utilização de tecnologias digitais de comunicação pela pós-graduação, principalmente em atividades docentes que envolvam a participação de docentes externos e de outras localidades (aulas síncronas híbridas).