Skip to main content

UFMS Participativa

Voltar

Como incorporar as tecnologias digitais para a socialização do conhecimento?

M Moderador  •  2025-04-17  •  3 comentários

Código da proposta: UFMS Participativa-2025-04-193

Socializar o conhecimento facilita a troca de informações e a construção coletiva do saber, tornando o aprendizado mais acessível, colaborativo e interativo, além de ampliar o alcance e a disseminação

Socializar o conhecimento facilita a troca de informações e a construção coletiva do saber, tornando o aprendizado mais acessível, colaborativo e interativo, além de ampliar o alcance e a disseminação entre diferentes públicos. Adotar as diversas tecnologias digitais para a socialização do conhecimento significa ir além do compartilhamento de informações: é promover uma construção coletiva do saber ancorada na participação social, na cidadania digital e na visão crítica dos sujeitos e tecnologias envolvidos. As ferramentas digitais ampliam o acesso e tornam o aprendizado mais colaborativo, interativo e democrático, favorecendo o diálogo entre diferentes contextos e saberes. Essa prática também se alinha aos princípios da ciência aberta, estimulando a transparência, a cooperação e a circulação livre do conhecimento, contribuindo para uma educação mais inovadora, inclusiva e transformadora.

Você precisa Entrar para fazer um comentário.
  • L

    É muito comum que os estudantes e pesquisadores busquem na Internet vídeos e materiais sobre assuntos e disciplinas que tenham interesse, a UFMS por meio da AGEAD vem construído um valioso banco de conhecimento, que talvez possa ser de interesse dos alunos. Talvez devessemos buscar maneiras de facilitar o acesso dos estudantes aos materiais, aulas e demais recursos, fazendo-os buscar "em casa" o que muitas vezes eles buscam em lugares que não oferecem o mesmo cuidado e critério adotado pela nossa Universidade.

    7 votos  | 
    7
    0
    Nenhuma resposta
    • G

      Não há tempo mais propício do que os tempos atuais, para se lançar mão de todos os meios necessários para divulgação científica. Professores podem ter Drives cheio de artigos e seleção de boa pesquisas atualizadas para que seus estudantes possam consultar, estudantes podem disponibilizar seus artigos, e trabalhos fruto de seus estudos em portifólios que podem ser feitos gratuitamente usando o Google Sites. Hoje grandes repositórios online de acesso livres estão disponíveis. A AGEAD tem feito grandes contribuições quanto a essa temática, um exemplo claro disso, são os ebooks produzido originalmente para as disciplinas ofertadas, são divulgadas publicamente em repositórios onlines e gratuitos. As possibilidades são infinitas, e é super relevante quanto mais formas forem criadas e institucionalizadas para que que esse progresso continue sendo ampliado.

      2 votos  | 
      2
      0
      Nenhuma resposta
      • N

        Ampliar a utilização de tecnologias digitais de comunicação pela pós-graduação, principalmente em atividades docentes que envolvam a participação de docentes externos e de outras localidades (aulas síncronas híbridas).

        2 votos  | 
        1
        1
        Nenhuma resposta
        Esta proposta não tem notificações.
        Não há marcos definidos