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UFMS Participativa

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Como fortalecer os cursos de Licenciatura?

M Moderador  •  2025-04-17  •  12 comentários

Código da proposta: UFMS Participativa-2025-04-195

Fortalecer os Cursos de Licenciatura contribui para uma formação mais qualificada para os futuros educadores, preparando-os para vencer os desafios da educação contemporânea e contribuir significativa

Fortalecer os Cursos de Licenciatura contribui para uma formação mais qualificada para os futuros educadores, preparando-os para vencer os desafios da educação contemporânea e contribuir significativamente para a melhoria do ensino nas escolas, valorizando o papel do professor.

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  • G

    Para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do INBIO é necessário ter um Coordenador de Curso Exclusivo. Cada vez mais os Cursos de Licenciatura apresentam especificações da área para a formação adequada de professores, essas características elevam a dedicação por parte do Coordenador de Curso, considerando, por exemplo, o acompanhamento dos estágios obrigatórios, o incentivo aos projetos de PIBID e Residência Pedagógica, o acompanhamento dos estudantes no ENADE. De tal forma que não é compatível com o tempo de trabalho semanal que haja apenas um coordenador de curso para a Licenciatura e o Bacharelado de Ciências Biológicas do INBIO, haja vista que os cursos englobam cerca de 450 estudantes ativos, com demandas totalmetne distintas.

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    • A

      Complementando, que por ser um curso noturno, a UFMS precisa fornecer estrutura e condições para que os alunos possam realizar as suas atividades acadêmicas, com segurança, iluminação, salas de informática e de apoio abertas, alimentação e mobilidade.

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      • I

        URGENTEMENTE dois coordenadores para os mesmos cursos em ofertas distintas

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      • A

        Incorporar mais práticas pedagógicas desde o início dos cursos.

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        • G

          para melhorar mais a infraestrutura dos cursos e necessário um olhar mais pedagogico e executivo ao campos de Ponta Porã, abertura de novos curso trará uma amplitude e uma diferança na visão educacional do cppp, com abertura de novas ofertas de cursos a demanda de estudantes seria muito maior e familias não teria que enviar seu enti querido a estudar fora mas na propria unidade proximo a sua residencia, dou um exemplo de estudante de itamarati que são obrigados a estudar fora que não tem a oportunidade de estudar em ponta poã por não oferecer outros cursos, por isso abrido novas oportunidades trara uma visão mais competitiva no mercado de trabalho e novos profissionais de valor e qualidade expemplar.

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        • C

          Para fortalecer os Cursos de Licenciatura é, necessário, antes de tudo, valorizar as Licenciaturas e os Licenciandos, apoiando mais emblematicamente os programas (PIBID, estágios) a eles vinculados. É preciso que o Licenciando encontre propósito em sua formação. A construção de significados necessária à docência se dá a partir do diálogo entre os saberes acadêmicos, os saberes escolares, as experiências de vida e os projetos de vida de docentes, acadêmicos e da comunidade escolar. É importante criar pontes entre os diferentes Cursos e Unidades, por meio de projetos interdisciplinares, bem como aumentar o engajamento dos supervisores dos estágios (os professores das disciplinas nas escolas), dos Diretores das escolas e das Secretarias de Educação, que diuturnamente abrem as portas para a Universidade. É preciso integração entre os diversos atores envolvidos na formação pedagógica.

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          • T

            Criar cursos de formação pedagógica, que aproveite profissionais formados em bacharelado/tecnológico, complementando sua formação já é uma realidade. Assim, um curso de curta duração que aproveite as disciplinas já oferecidas em diversos cursos de licenciatura pode atrair e formar mais professores.

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            • J

              E que as práticas pedagógica como estágios, projetos de extensão, escrita academica sejam dispostas nos primeiros semestres, assim facilita a vida daqueles que trabalham e precisam de organizar.

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              • J

                E que a secretaria dos cursos EaD, tenha um olhar mais impatico com os acadêmicos, por ser um curso onde o contato é remoto, a demora em respostas, o não acesso ao coordenador, dificulta muito o processo de algumas demandas, e mesmo aqueles que moram em CG e vai até a universidade o atendimento e acesso ao coordenadora é impossível, pois o mesmo não fica a disposição na AGEAD. Que aja mais empatia por todos os servidores, com os acadêmicos do EaD, assim teremos menos problemas e mais pessoas interessadas a ingressar no curso nesta modalidade.

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                • E

                  A carga horária do cursos cursos de licenciatura sempre sobrecarrega os estudantes que trabalham e estudam a noite. A flexibilidade de suas disciplinas em outro turno, pode auxiliar os estudantes que trabalham e , consequentemente, fortelecer a licenciatura na oferta de estágios e integraçao de seus estudantes em projetos de ensino, inovação, pesquisa e extensão.

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                  • S

                    O PIBID é um programa que fortalece os Cursos de Licenciatura e acredito que seja importante incluir entre os critérios para a seleção de professor supervisor do PIBID uma avaliação de desempenho do professor quando ele/a já tenha feito parte do programa em edições anteriores, isso para evitar o reingresso do mesmo supervisor quando este já teve uma participação com desempenho frágil.

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                    • A

                      No caso do curso de Química - Licenciatura (INQUI), é preciso reavaliar o número de vagas para ingressantes. O aumento sistemático do número de vagas não está acompanhando a procura nos processos seletivos e sobram vagas não preenchidas. Os cursos noturnos são desafiadores para os ingressantes e a evasão é grande nos dois primeiros semestres do curso. A evasão é maior quando os ingressantes têm interesse por outros cursos de graduação, mas a pontuação no Sisu, por exemplo, não foi o suficiente. O preenchimento das vagas deveria acontecer por candidatos interessados pelo curso e não devido a baixa concorrência e sobra de vagas. Sendo assim, a revisão do número de vagas anuais precisa ser revisto considerando a estatística que estão disponíveis no Siscad.

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                      Esta proposta não tem notificações.
                      Não há marcos definidos