Skip to main content

UFMS Participativa

Voltar

Como aumentar o preenchimento das vagas de ingresso nos cursos?

M Moderador  •  2025-04-17  •  14 comentários

Código da proposta: UFMS Participativa-2025-04-198

Aumentar o preenchimento das vagas nos cursos de nível superior passa pela conexão com a educação básica, aproximando os estudantes do ensino médio das possibilidades acadêmicas e profissionais

Aumentar o preenchimento das vagas nos cursos de nível superior passa pela conexão com a educação básica, aproximando os estudantes do ensino médio das possibilidades acadêmicas e profissionais que a Universidade oferece. É preciso mostrar aos jovens o valor da formação superior não apenas como caminho para inserção no mercado de trabalho, mas também como instrumento de formação cidadã, desenvolvimento pessoal e estímulo ao empreendedorismo. Ações de sensibilização, orientação vocacional, programas de extensão e parcerias com escolas podem despertar o interesse, esclarecer dúvidas e ampliar o acesso à educação superior como um projeto de vida.

Você precisa Entrar para fazer um comentário.
  • E

    Atualmente, as universidades brasileiras enfrentam o desafio crescente de preencher suas vagas de ingresso de maneira eficaz. Uma abordagem promissora para enfrentar esse desafio é a utilização de projetos de extensão que integrem tecnologias e redes digitais. Esses projetos têm o potencial de transformar a forma como a universidade se relaciona com a comunidade, criando um canal de comunicação mais direto e dinâmico com os jovens que ainda estão nas escolas. Ao envolver alunos e professores na produção de conteúdo promocionais, como vídeos e folders.

    Além disso, é fundamental que os próprios acadêmicos dos cursos se tornem protagonistas nesse processo. Incentivar os estudantes a criar materiais de divulgação voltados para seus próprios cursos, utilizando uma linguagem que ressoe com os jovens, pode ser uma estratégia extremamente eficaz. Essa abordagem não apenas promove um senso de pertencimento e identificação entre os potenciais alunos, mas também valoriza a experiência e o conhecimento dos atuais estudantes, que podem compartilhar suas vivências.

    Para que essa iniciativa, é necessário que as ações extrapolem as fronteiras do estado. A UFMS deve se comprometer a desenvolver campanhas que atinjam não apenas as cidades vizinhas, mas também estados fronteiriços, utilizando plataformas digitais para maximizar o alcance. A criação de um edital que destine recursos para que docentes possam solicitar bolsas para alunos envolvidos em atividades de divulgação é essencial. Com essas bolsas, os estudantes poderão participar ativamente da produção de materiais e na organização de eventos, cobrindo despesas a logística.

    7 votos  | 
    7
    0
    Nenhuma resposta
    • A

      Inicialmente, é preciso fazer um estudo estatístico sobre a oferta de vagas e demanda real pelos cursos. Os candidatos precisam ter interesse pelo curso e não fazer escolhas porque a demanda é pequena e sobram vagas. O fortalecimento dos cursos passam também pela autoestima dos estudantes e noção de pertencimento, por isso, precisamos ter estudantes realmente interessados pela carreira escolhida e pelas ações desenvolvidas dentro cursos para recepcionar e acolher os estudantes. Os estudantes que ingressam em cursos de Licenciatura que não querem seguir a carreira docente e não se dedica aos estudos de conteúdos específicos da Licenciatura. A falta de identificação com o curso de graduação é uma constante nos cursos de Licenciatura.

      4 votos  | 
      4
      0
      1 resposta (mostrar) 1 resposta (recolher)
      • I

        O ingresso tardio só para preencher vagas, a falta de identificação com o curso de graduação vai gerar insucesso e evasão.

        1 voto  | 
        1
        0
        Nenhuma resposta
      • J

        No campus CPNA, o Prof. Paulo desenvolveu um projeto chamado “CPNA de Portas abertas”, nos convidamos as escolas da região para fazer uma visita ao Campus, onde apresentamos o vídeo institucional, cada coordenador de curso apresenta seu curso, apresentamos as possibilidades de auxílios e bolsas da Instituição, levamos os alunos para conhecer o campus, biblioteca, laboratórios, realizamos alguma atividade/jogo com os alunos para sortear brindes. Normalmente recebemos visitas de alunos do Ensino médio. Recebemos alunos num raio de proximamente 90 kms.
        Além disso, assim que é lançado o vestibular, nos montamos comissões de voluntários: professores e técnicos e percorremos cada uma das escolas deste mesmo raio de atuação para divulgar os cursos e o vestibular. Percebemos que a grande maioria não sabe da existência da Universidade no entorno e muito menos que ela é pública.
        Além disso, a adesão pelo QSU foi fantástica neste ano, acredito que é a opção mais desejada para as pessoas que estão retornando ao ensino superior.

        4 votos  | 
        4
        0
        Nenhuma resposta
        • C

          Desenvolver um projeto/ação de extensão de visitação às escolas públicas para fornecer informações sobre a Universidade, especialmente seu caráter público e gratuito. Adicionalmente, apresentar as formas de ingresso, auxílios para permanências, campi, cursos oferecidos, projetos, etc. Nessa ação, os alunos dos cursos da UFMS seriam capacitados e um roteiro de apresentação padrão da UFMS seria disponibilizado para apresentação nas escolas. Uma das ideias para expandir o projeto para cidades no qual a UFMS não possui campi é fornecer um auxílio para deslocamentos. Também seria possível tentar conciliar viagens para as cidades de origem dos alunos (visita aos familiares) e agendar uma visitação nas escolas.

          4 votos  | 
          4
          0
          Nenhuma resposta
          • B

            As parcerias com as escolas são muito importantes, pois através delas pode haver uma maior conscientização para os alunos do ensino médio sobre como funciona a faculdade, e as oportunidades que há dentro dela. Muitos nem tentam por achar ser muito difícil entrar, por se tratar de uma federal, e de fato não é fácil , mas não é impossível. Outros temem que a faculdade seja um ambiente hostil, como muitos dizem por aí, mas é necessário saber que há políticas da faculdade que não permitem o mal tratamento com os integrantes da faculdade, sejam eles docentes ou discentes.
            Por isso as parcerias , onde por meio destas acontecem as visitas e dia de vocação são essenciais para que os alunos se formando no colégio possam ver o que realmente é a faculdade, onde esta deve sempre agir com transparência, ética e acolhimento humanizado.

            4 votos  | 
            4
            0
            Nenhuma resposta
            • L

              Facilitar o acesso dos candidatos as informações dos cursos oferecidos pela UFMS, oferecer uma interface atraente e simples para os candidatos poderem fazer sua inscrição e acompanhar as informações sobre o processo seletivo.

              2 votos  | 
              2
              0
              Nenhuma resposta
              • I

                Antes de pensar em aumentar o preenchimento das vagas, PRECISAMOS AUMENTAR O NÚMERO ALUNOS BEM SUCEDIDOS DE FORMADOS E DIMINUIR A REPROVAÇÕES E EVASÃO.

                1 voto  | 
                1
                0
                Nenhuma resposta
                • G

                  Realizar ações nas escolas estaduais para apresentar o que é a UFMS por meio dos acadêmicos. Levar projetos de ensino, pesquisa e extensão que despertem o interesse dos jovens e que possam perceber que a UFMS é pública, é de todos.

                  Nenhum voto  | 
                  0
                  0
                  Nenhuma resposta
                  • P

                    Criar uma feira de exposição dos cursos, protagonizada pelos alunos de graduação e seus professores, como projeto de extensão. Na feira, realizada em todos os câmpus da UFMS, cada curso teria um stand e os alunos se responsabilizariam por apresentar seus cursos: o que estudam, com o que poderão trabalhar etc. A feira seria aberta à comunidade. Penso em algo com estrutura similar à "Trilha de Recepção dos Calouros". A feira seria realizada numa semana fixada do ano e com convite direto às escolas.

                    Nenhum voto  | 
                    0
                    0
                    Nenhuma resposta
                    • E

                      É preciso unir ações de divulgação, atratividades e facilitação de acesso. Pode-se adotar algumas medidas, como:
                      1. Promover a Divulgação dos cursos
                      • Por meio de divulgação nas escolas de ensino médio do município e de municípios próximos para apresentar os cursos aos estudantes e professores. A eficiência desta ação já foi comprovada por projeto desenvolvido e em andamento no CPNV.
                      • Participação em feiras educacionais e eventos comunitários para apresentar os cursos aos estudantes. A eficiência desta ação já foi comprovada por projeto desenvolvido e em andamento no CPNV.
                      • Por meio de campanhas nas redes sociais com foco no público-alvo (jovens, adultos, trabalhadores, etc.).
                      • Utilização de Marketing digital utilizando anúncios por região de interesses.
                      • Mostrar os benefícios concretos dos cursos, como empregabilidade, certificação, possibilidades de carreira, entre outros.
                      • Divulgar histórias de sucesso de egressos.
                      • Atualizar e modernizar os currículos dos cursos para atender às demandas do mercado.
                      2. Facilitação do Acesso
                      • Simplificar o processo de inscrição e matrícula.
                      • Oferecer bolsas, isenções ou financiamentos para estudantes em situação de vulnerabilidade.
                      • Adaptar horários para públicos trabalhadores (turno noturno ou EAD).
                      • Criar políticas de inclusão para atrair diferentes perfis (pessoas portadoras de necessidades especiais, refugiados, idosos, entre outros) para além das cotas exigidas.
                      3. Fortalecer Parcerias
                      • Com empresas locais para promover estágios e empregabilidade.
                      • Com prefeituras e órgãos públicos para ofertas conjuntas e divulgação institucional.
                      4. Avaliação e Monitoramento
                      • Aplicar pesquisas com desistentes para entender as causas e agir sobre elas.
                      • Avaliar regularmente as campanhas de divulgação e ajustar conforme o desempenho.

                      Nenhum voto  | 
                      0
                      0
                      Nenhuma resposta
                      Esta proposta não tem notificações.
                      Não há marcos definidos