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UFMS Participativa

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Como ampliar a permanência e o sucesso dos estudantes trabalhadores?

M Moderador  •  2025-04-17  •  25 comentários

Código da proposta: UFMS Participativa-2025-04-181

Garantir que os estudantes que trabalham ou que os trabalhadores que estudam tenham a oportunidade e as condições de realizar a formação escolhida com qualidade.

Garantir que os estudantes que trabalham ou que os trabalhadores que estudam tenham a oportunidade e as condições de realizar a formação escolhida com qualidade.

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  • D

    Conseguir concentrar as disciplinas, de forma que não haja lacunas no horário do semestre, faz com que a vinda do estudante à Universidade "valha a pena". Ou seja, em um curso noturno, o aluno que trabalha aproveita para cursar duas disciplinas, ao invés de uma. O cansaço também está no deslocamento até a Universidade e depois até em casa.

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    • I

      O aluno que trabalha deveria aproveitar as lacunas no horário do semestre, para estudar e fazer trabalhos, já que não tem tempo durante o dia.
      Não pode pensar em vir para a Universidade só para cursar disciplina, precisa socialização e vivencia na UNIVERISITÁRIA.

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    • C

      Na minha visão o primeiro passo é repensar o modo como os cursos de graduação são formatados, aulas de 2h são muito cansativas e exigem demais dos alunos que já estão cansados. Disciplinas trimestrais possibilitaria uma melhor gestão das atividades pelos discentes.

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      • G

        Bolsas, bolsas e mais bolsas. Trabalhar e estudar, principalmente em cursos integrais , é muito difícil. A universidade acaba ficando em segundo plano. Logo as bolsas são necessárias. Ampliar as bolsas estágio , aquelas bolsas que o aluno ganha para exercer alguma atividade na universidade, seria o ideal. Porém devemos cobrar dedicação dos alunos bolsistas, notas boas, presença e participação em projetos.

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        • A

          Essws dias um aluno veio comentar algo que nunca tinha paradonpara pensar, mas sofro as consequencias quando doubaulas no ultimo horário do noturnonna cidade universitária. Os alunos sempre saem da aula pertondas 22:00, antes do final. Ocorre que o ultimo ônibus que passa na UFMS ás 22:30, depois como os portões fecham às 23:00, ele nao entra mais no campus. Assim os alunos precisam sair antes do fim da aula para pegar esse onibus que leva ao terminal morenão. Uma sugestão seria o businho fazer uma últimma viagem para pegar os alunos depois das 22:40 e passar no terminal morenão. Isso poderia ajudar na permanência dos alunos do noturno, principalmente nos últimos horários.

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          • J

            bom dia! por favor consulte com seus alunos sobre a veracidade dessa informação, pois como usuária do busão, eu sei que já houve essa mudança do último horário! está combinado para o último horário sair do inqui 22h45, chegar na biblioteca cerca de 23h e logo quando sair de volta para o inqui, fechar os portões. Caso seja o caso de estar no inqui/famez, verificar se o motorista está seguindo esse combinado, como é o único horário diferente, pode ser que haja confusão. A saída costuma ser bem pontual, então seria bom os alunos irem para os pontos cerca de 5 minutos antes mesmo e não ter chance de perder, pois realmente, os horários dos ônibus circulares tão tarde é bem difícil, mas ai infelizmente não é questão da universidade...

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            • J

              bom dia! por favor, como usuária do busão, peço que confirme com seus alunos a veracidade dessa informação, pois sei que já houve discussão sobre esse assunto e há combinado na rota a alteração do último horário ser: 22h45 saída do inqui, cerca de 23h chegada na biblioteca e retorno para o inqui/famez aproximadamente umas 23h10, aí os portões fecham! é preciso verificar se os motoristas estão seguindo esse combinado, pois realmente, todos os outros horários são x:30, apenas o último tem esse combinado e costuma ser bem pontual a saída do inqui, é sempre bom os alunos chegarem no ponto com alguns minutos de antecedência e não ter chance de perder.

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            • J

              No campus CPNA, o curso de Engenharia ocorre no noturno, e 95% dos nossos alunos trabalham durante o dia. Por opção nossa, nós ministramos a mesma disciplina as 4hs (uma noite toda), porém, o professor tem um formato de aula mais dinâmica, ele ministra o conteúdo e oportuniza que os alunos façam atividade em sala, com a presença do professor. Percebemos que essa ação teve um desenvolvimento melhor dos alunos nas disciplinas, pois conseguem utilizar o tempo com mais assertividade.
              A queixa anterior era que eles só conseguiam estudar nos finais de semana, e já fica distante da aula, e eles não conseguiam fixar o conteúdo, agora com as atividades em aula, os alunos relatam que conseguem fixar a assimilar o conteúdo de forma mais eficaz.
              Além disso, mantemos um acordo que os trabalhos solicitados pelos professores tenham no mínimo uma semana de intervalo para entrega, visto que o maior tempo livre para desenvolvimento é o final de semana.

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              • F

                1. Flexibilização Curricular e de Horários
                - Oferecer turmas em horários alternativos (noturno, sábado pela manhã) e modalidades híbridas ou 100% EAD para permitir que o estudante concilie trabalho e estudo.
                - Autoavaliação e matrícula contínua em disciplinas “sob demanda”, possibilitando ajustar carga horária conforme o período de maior demanda no trabalho.

                2. Monitoria e Tutoria Personalizada
                - Disponibilizar turmas de monitoria em horários flexíveis (incluindo finais de semana) focadas em disciplinas de maior evasão.
                - Criar um programa de mentoria “aluno-trabalhador x professor/técnico”, com encontros quinzenais para orientação de estudos e conciliação de rotinas.

                3. Acompanhamento Psicopedagógico e de Carreira
                - Oferecer sessões de orientação psicopedagógica para gestão de tempo, técnicas de estudo e planejamento de carreira.
                - Realizar workshops sobre equilíbrio trabalho-estudo-vida, com foco em produtividade saudável e prevenção de burnout.

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                • L

                  Há uma diversidade de perfis entre os discentes, e fatores como trabalho, responsabilidades familiares, distância, condições financeiras, sentimento de não pertencimento e questões psicológicas impactam diretamente sua permanência e sucesso acadêmico. A UFMS já dispõe de várias iniciativas de apoio, como brinquedotecas, programas esportivos, bolsas, restaurante universitário, entre outras. No entanto, a descentralização e a quantidade de programas podem gerar desinformação e dificultar o acesso. Sugiro a racionalização e integração dessas ações, com a redução do número de programas e a criação de um canal unificado de comunicação. Por exemplo, um portal digital em que o estudante responda a um breve questionário e seja automaticamente direcionado às ações e auxílios para os quais é elegível.

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                  • M

                    Estabelecer parceria com a prefeitura de Campo Grande sobre a iluminação nos portões da UFMS que dão acesso às ruas e avenidas que tem ponto de ônibus. Os alunos ficam em situações vulneráveis aguardando locomoção. Essa falta de segurança muitas vezes é motivo de trancar o curso por medo, principalmente das mulheres. Talvez um contato aproximado com a prefeitura para manter o entorno da Universidade mais iluminado seria importante.

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                    • P

                      A construção de uma Casa do Estudante acredito que seria uma opção para ampliar e garantir a permanência dos alunos nos cursos, bem como, aumentar o preenchimento das vagas. A possibilidade de moradia seria um facilitador e um custo a menos no qual o discente precisaria se preocupar, além de ser uma opção já incorporada por várias IFES.

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                      • L

                        Na minha opinião o que dificulta um pouco é a falta de sensibilidade para com horários de aula .Teria que ter uma análise de caso a caso para alguns motivos de faltas . Muitos alunos trabalham em escala de turno ou muitos em missões das forças armadas . Precisamos de uma sensibilidade maior quanto a esse tema . Isso acaba a desmotivar muitos pelas quantidades de falta .

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                        Esta proposta não tem notificações.
                        Não há marcos definidos